Núcleo de Acessibilidade UniSecal

Núcleo de Acessibilidade UniSecal

O Núcleo de Acessibilidade UniSecal (NAS) foi criado em 2015 com o objetivo de facilitar o acesso e a permanência de alunos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, total ou parcial, permanente ou temporária.

Conhecida pelo comprometimento com a sociedade, pela responsabilidade social e por estar receptiva aos candidatos com deficiência, a UniSecal verificou a necessidade de constituir um núcleo destinado a atender alunos e suas famílias.

Formado por representantes do corpo técnico-administrativo, do corpo docente e do setor pedagógico, o NAS, no decorrer de sua história, ajustou-se à realidade cotidiana da recepção ao candidato e/ou aluno, assim como, aos procedimentos para garantir a sua permanência.

Atualmente, visando a minimização e eliminação de barreiras físicas, pedagógicas, metodológicas, tecnológicas e de atitude para tornar o ensino superior acessível cada vez mais às pessoas com deficiência, o NAS possui a operacionalização como premissa básica.

Para a operacionalização conta, em sua estrutura, com representantes do corpo técnico-administrativo, do corpo docente e do setor pedagógico.

NAS 2020.2

Processo do NAS

O trabalho do NAS inicia quando o candidato com deficiência busca informações na Central de Relacionamento da UniSecal e recebe atendimento compatível com suas necessidades. Uma vez ingressado na UniSecal, a estrutura interna do NAS organiza o recebimento desse aluno, que inclui a seleção da sala mais adequada conforme a deficiência pela Secretaria Acadêmica; a recepção e o acompanhamento das necessidades pedagógicas e metodológicas do aluno e de professores pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPS); a montagem de equipamentos de hardware e de software com programas específicos para cada deficiência pelo setor de Tecnologia e Informação (TI); a capacitação de professores para o recebimento do aluno com deficiência e o acompanhamento da família do aluno.

Quando necessário, outros setores internos e externos são convidados a participar das ações inclusivas ou de melhoria dos procedimentos de inclusão, como professor de LIBRAS, órgão externo representativo de pessoas com deficiência. Juntamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e setor de Patrimônio, o NAS acompanha a instalação e manutenção de sinalizações em braille, de pisos táteis, de rampas e barras de apoio, de banheiros adaptados.

Em casos de deficiência temporária, o NAS atua recebendo e opinando em atestados médicos, intermediando os exercícios domiciliares entre alunos e professores, e na aplicação de provas.

O NAS concretiza a acessibilidade e coroa a política de educação inclusiva da UniSecal, que é permeada pela ética e preocupação social e de onde decorrem diversas ações para garantir o acesso e a permanência dos alunos com deficiência no ensino superior. Essa postura faz com que a UniSecal seja cada vez mais procurada por alunos com deficiência e suas famílias.

Funções do NAS

O Núcleo de Acessibilidade UniSecal (NAS) tem as seguintes funções:

  • Articular-se com demais setores institucionais para atender às necessidades de alunos com deficiência;
  • Articular-se com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, para identificar os problemas pedagógicos e metodológicos e encaminhá-los ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPS);
  • Capacitar para a acessibilidade atitudinal, pedagógica, metodológica e tecnológica;
  • Manter canais de comunicação virtuais e físicos, abertos a toda comunidade acadêmica;
  • Elaborar relatórios anuais para encaminhamento à Reitoria.
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