fbpx

Direito UniSecal: “Feminicídio: por que aconteceu com ela?” é tema de mesa-redonda na UniSecal

O Curso de Direito da UniSecal realizará no dia 30 de março, às 18 horas, a mesa-redonda com o tema: Feminicídio: por que aconteceu com ela? O evento será realizado on-line pela plataforma Sympla, clique aqui para fazer sua inscrição!

Trata-se de apresentação sobre o Dossiê “Feminicídio: Por que aconteceu com ela?”, elaborado e recém-lançado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com as pesquisadoras Júlia Gitirana, Natália Frutuoso e Gabriela Grupp, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa, feita sob organização da Professora Priscilla, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e então coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID-TJPR), tem por base 300 processos criminais classificados como feminicídio. Sua análise destaca as particularidades regionais dos casos de feminicídios no Paraná, evidenciando a importância do aprimoramento do atendimento institucional às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como a avaliação da eficácia das ações de prevenção e enfrentamento a esse tipo de crime.

A mesa-redonda se dará em quatro momentos expositivos, em que cada uma das expositoras discutirá questões processuais, periciais, questões sócio-individuais e genéricas com relação ao dossiê apresentado. As falas de cada uma serão de 15 minutos. Ao final, haverá possibilidade de perguntas e discussões.