fbpx

Professora da UniSecal é a nova mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia

Reprodução: professora Juliana Sauerbier.

A professora Juliana Sauerbier finalizou o mestrado profissional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

O curso de Pedagogia da UniSecal é reconhecido na região dos Campos Gerais por conta da sua qualidade e, principalmente, pela capacitação dos professores. O corpo docente da graduação é composto por quase 90% de doutores e mestres. Essa composição permite que os acadêmicos do curso recebam um ensino de excelência e se destaquem no mercado de trabalho – o que resulta no grande volume de alunos estagiando em escolas municipais.

E ampliando ainda mais a capacidade técnica da graduação, a professora Juliana Sauerbier concluiu o mestrado profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O tema de sua pesquisa foi ‘Contribuições de um Núcleo de Estudos Docentes na Educação Infantil com Enfoque CTS para a Alfabetização Científica e Tecnológica’ e a defesa da dissertação aconteceu de maneira on-line por conta da pandemia da covid-19.

De acordo com Juliana, após a construção do trabalho pode-se concluir que o núcleo de estudos docentes pode favorecer uma postura epistemológica do professor que considere as singularidades infantis.

Foi imprescindível para que os profissionais da educação infantil, por meio de diálogos e interações, compreendessem sobre o trabalho a ser desenvolvido com enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica das crianças”, explica a docente da UniSecal.

Ainda segundo a professora, os núcleos de estudos docentes são formados por “discussões teóricas, organização de sequências didáticas com os educadores, construção de jogos e organização de tutoriais elaborando essas atividades para a faixa etária de três a cinco anos”. Todo o material foi organizado em um Ebook enquanto proposta para os profissionais da educação infantil.

Conclusão com sucesso

O mestrado teve início em 2018 e foi concluído recentemente. Sobre a conquista, a docente ressalta todo o esforço realizado durante o período de estudos.

Ser pesquisadora não é fácil, exige dedicação e competência. Foram várias adversidades pelo caminho, mas, ao final, fica a sensação de dever cumprido. Olho para trás e percebo o quão vitoriosa sou e me orgulho disso”, exalta Sauerbier.

Além de mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, Juliana é especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais: Processo A, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A professora também tem a Formação de Brinquedista e organização de brinquedoteca pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri).

 

 

Conteúdos relacionados:

Professor finaliza mestrado em Ciências Sociais Aplicadas.

13ª edição da Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal supera todas as expectativas.

Alunos da rede municipal de ensino aprendem pela TV com egressos da UniSecal.