fbpx

Professor da UniSecal publica reportagem em revista italiana

Publicação teve a parceria do jornalista italiano Walter Bellisi; o coordenador de Jornalismo da UniSecal também é produtor de um documentário

O coordenador e professor do curso de Jornalismo da UniSecal, Dr. Helton Costa, publicou uma reportagem jornalística para a revista italiana ‘Gente di Gaggio – Storia e luoghi d’Appennino’. Com o nome ‘Bologna liberata, negli articoli e nelle foto di giornalisti brasiliani (Bolonha libertada, nos artigos e fotos de jornalistas brasileiros)’, a publicação traz fotos e relatos da libertação de Bolonha pelas tropas aliadas, em abril de 1945, durante a II Guerra Mundial.

A publicação internacional de Helton teve a parceria do jornalista italiano Walter Bellisi. O professor o conheceu durante a produção do documentário ‘V de Vitória’, que retrata as histórias dos pracinhas brasileiros que estiveram na II Guerra Mundial.

Gente di Gaggio

Com sede na cidade de Gaggio Montano, em Bolonha, ‘Gente di Gaggio’ é uma associação que tem como objetivo estudar e pesquisar a história e as tradições da região. Semestralmente a associação publica a revista ‘Gente de Gaggio – História e lugares dos Apeninos’, em tradução para o português.

Segundo Helton, o texto nasceu por conta das fotos da libertação de Bolonha pelas tropas aliadas. “Quando isso aconteceu, em abril de 1945, os correspondentes Joel Silveira, Rubem Braga e Thassilo Mitke tomaram um jipe e foram acompanhar de perto”, explica o professor da UniSecal.

Além disso, o docente comenta como foi a produção da reportagem, que conta com oito páginas na revista.

“Thassilo fez as fotos, que estavam no Arquivo Nacional sem identificação e que tive o prazer de encontrar e identificar. Achei os textos do Rubem e do Joel, escrevi o artigo, traduzi e o Walter o completou e o melhorou com seu toque de experiência”, relata Helton.

A edição 60 da revista, inaugurada em 1990, pode ser encontrada clicando aqui.

 

 

Conteúdo relacionado:

UniSecal: histórias brasileiras no natal da II Guerra viram podcast.

Professor de Jornalismo é premiado em Festival de Cinema no RJ.

Professor da UniSecal publica livro sobre correspondentes brasileiros na II Guerra Mundial.



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by