fbpx

UniSecal realiza Seminário de Estudos Empíricos em Direito em Parceria com UFPR e Universidade Vila Velha

O SEED, que já está em sua 3ª edição, é gratuito, online e aberto à comunidade.

 

Na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, acontece o próximo SEED, Seminário de Estudos Empíricos em Direito. Um evento da UniSecal em parceria com a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Vila Velha.

Coordenado pelos professores Dr. Aknaton Toczek Souza, Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moraes e Dr. Pablo Ornelas Rosa, o evento propõe uma série de encontros para pensar as contribuições das ciências sociais à crítica do Direito.

Os encontros contarão, além dos professores organizadores, com 15 pesquisadores  na área do Direito em Mesa-Redonda abordando suas pesquisas, teses e dissertações.

O evento deve abordar o Direito a partir de uma perspectiva de pesquisa empírica: “Isso significa pensar o Direito a partir da realidade, como fenômeno da ação humana, ou seja, não a partir das teorias, mas sim a partir do Direito enquanto ação, enquanto um fenômeno social”, explica o professor Aknaton.

Segundo ele, o evento é uma oportunidade única para alunos de Direito da região dos Campos Gerais, pois permite um contato com a prática a partir de sua realidade, com a presença de pesquisadores de renome nacional.

Ele também destaca que a organização do SEED é realizada em conjunto de forma institucional por professores e alunos do curso de Direito da UniSecal que participam de grupos de pesquisa.

“Há um engajamento e uma participação dos nossos discentes nesse processo criativo, não somente de pensar os seminários, mas também participando efetivamente das Mesas como mediadores. Então este é outro motivo que nos engrandece e que nos dá muito orgulho”, conclui Aknaton.

 

Sobre os organizadores

Aknaton Toczek Souza é doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutorando em Sociologia Política na Universidade Vila Velha (UVV), doutor em Sociologia na UFPR onde foi bolsista; é mestre em Sociologia pela UFPR . possui graduação em Direito ; especialista em Sociologia Política (UFPR), especialista em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC/UFPR). Possui experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Penal e Sociologia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Delito, Sociologia do Crime, Sociologia Política, Neo-Conservadorismo e autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal, Etnografia do Direito. Atualmente pesquisa: Educação jurídica e concursos públicos (doutorado) e Fascismo judicial (pós-doutorado). É pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos – CESPDH/UFPR. Pesquisador colaborador da Universidade Vila Velha no Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências. É docente da faculdade de Direito UniSecal.

 

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, concluiu estágio pós-doutoral (IESP-UERJ), é Doutor em sociologia (IUPERJ), Mestre em antropologia social (PPGAS/MN/UFRJ) e graduado em ciências sociais (UFF). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, violência, sistema penitenciário, juventude e criminalização.

 

Pablo Ornelas Rosa realizou estágio pós-doutoral em psicologia institucional (2020) e em saúde coletiva (2018) na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e em sociologia (2014) na Universidade Federal do Paraná – UFPR. É doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012), mestre em sociologia política (2008) e bacharel em ciências sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha – UVV desde 2013. É professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Mestrado Profissional) na Faculdade Vale do Cricaré – FVC e no curso de especialização em direito penal e criminologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ativismos, Resistências e Conflitos – NUPARC (PPGSP/PPGSEG/UVV), participa do Grupo de Pesquisa Criminologias, Segurança Pública e Políticas Prisionais (PPGSEG/UVV), do Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social – LABEMUS (Interinstitucional), Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos – CESPDH (PPGS/PPGD/UFPR), Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas – CEPAD (PPGASC/UFES), do Observatório de Direitos Humanos e Justiça Criminal do Espírito Santo – ODHES (PPGPI/UFES), da rede de investigação Direitas, História e Memória (DHM/UFJF) e da rede de pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas (RediHPP/UNIJUÍ). É autor de diversos livros e artigos científicos.

 

Inscreva-se já!