Quais as possibilidades de atuação do contador?

A Contabilidade é uma das áreas que mais oferece oportunidades de atuação no mercado de trabalho. É também, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), uma das profissões que mais cresce no mundo.

Mas você conhece as diversas possibilidades de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis? Confira a seguir quais alguns dos cargos que o contador pode atuar.

1. Auditoria

É uma das principais áreas de atuação em empresas públicas ou privadas. O auditor é responsável por analisar, examinar e certificar as transações financeiras, com o objetivo de garantir a saúde financeira da organização.

2. Setor Público

Há um grande leque de oportunidades para o profissional atuar no setor público. Por meio de concursos, é possível trabalhar como contador público, contador militar, auditor fiscal, controlador de arrecadação, analista do Banco Central, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, entre outros.

3. Análise financeira

O profissional desta área tem como função analisar os documentos e relatórios contábeis, aferindo a situação econômico-financeira da empresa de maneira crítica. A partir das análises é possível levantar dados para auxiliar na tomada de decisões sobre investimentos e empréstimos.

4. Perícia Contábil

É responsável por emitir laudos técnicos, com o objetivo de solucionar litígios judiciais que envolvem os temas da contabilidade. A função de perito contábil possui uma grande carga de responsabilidade e altas remunerações.

 5. Área Acadêmica

É possível seguir a carreira acadêmica, dando aulas, desenvolvendo pesquisas contábeis, palestrando e escrevendo artigos ou livros.

6. Controller

Profissional responsável por administrar questões tributárias e financeiras, auxiliar nos processos de compra ou venda de empresas, oferecer informações contábeis aos gestores, auxiliar em processos de contratação e demissão de funcionários e analisar os custos. O controller está entre os cargos mais altos dentro de uma grande empresa e costuma ser o braço direito dos diretores.

7. Contador em escritórios

Além de trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos, é possível atuar em escritórios de contabilidade atendendo outras organizações. Em um escritório, o contador é responsável por fazer o lançamento de notas, calcular os impostos que os clientes devem pagar, fornecer orientações detalhadas e confiáveis, controlar a receita, entre outras atividades.

8. Empreendedor

Se você tem o perfil empreendedor, pode abrir seu próprio escritório de contabilidade e prestar serviços contábeis para outras empresas. Além disso, você pode trabalhar como consultor ou assessor contábil, acompanhando e analisando as demandas contábeis das empresas contratantes.

 

As áreas de atuação de Ciências Contábeis são diversas e a profissão é bastante valorizada. Se você achava que o contador teria campo de trabalho apenas em escritórios, agora você pode ver as várias possibilidades e optar por aquela que mais se adequa a seu perfil.

Se essa é a carreira que deseja atuar, você pode saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis da UniSecal em nosso site. Lá você vai ver quais disciplinas irá cursar e mais informações sobre o curso, que tem nota 4 no Conceito de Curso do MEC (CC).



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by