fbpx

Alunos desenvolvem propostas de empresas reais em disciplina de ‘Gestão de Projetos’

Aulas práticas têm utilizado da metodologia internacional conhecida como PMBOK

Os acadêmicos do 8º período do curso de Administração e os alunos da graduação em Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos da UniSecal estão desenvolvendo propostas de projetos para empresas reais, dentro da disciplina de Gestão de Projetos. As aulas são ministradas pela professora Sara Pavarini e têm como objetivo desenvolver nos estudantes o espírito empreendedor, além de vivenciarem na prática a construção de um projeto real.

As aulas práticas têm utilizado da metodologia internacional para a construção de um projeto conhecida como PMBOK (Guide to the Project Management body of knowledge), que é um órgão que regula e certifica gerentes de projetos. Segundo a professora Sara, a ideia surgiu visando que os acadêmicos desenvolvessem algo que pudesse ser aplicado no mercado.

“Chamo de metodologia vivencial, pois, os alunos participam de situações reais de empreendedorismo e construção de projetos. Logo, como se eles estivessem indo ao mercado para venderem seus produtos”, explica a docente.

Cada aula com um objetivo diferente

Por conta de as aulas da matéria de Gestão de Projetos serem práticas, os acadêmicos recebem orientações da professora Sara para que possam desenvolver seus negócios. Segundo a educadora, os alunos começaram utilizando a ferramenta do SEBRAE ‘Canvas’, a qual identifica proposta de valor e os principais itens referentes ao projeto desenvolvido por eles.

Após esse primeiro momento, os alunos desenvolveram uma pesquisa de mercado para ser aplicada diretamente ao consumidor, com o objetivo de verificar se seus produtos são aceitos pelo público ou não. Depois que obtiverem os resultados, os estudantes “descreverão o escopo do projeto, traçarão um cronograma, os custos, indicadores de qualidade para ver se a ideia deles terá sucesso ou não, análises de riscos, análise de gestão de pessoas, entre outras atividades”, relata Pavarini.

Alunos aprovam metodologia

Com ideias de empresas virtuais e até mesmo físicas, os alunos têm aprovado a nova maneira de aprenderem a disciplina. “É algo diferente de tudo o que já vimos. Todos os acadêmicos estão empenhados e colaborando com os projetos”, explica a estudante do curso de RH da UniSecal, Ariane Gonçalves Franco.

Já para o acadêmico de Administração, Gabriel Ruhecoski, a metodologia aplicada muda o cotidiano das aulas. “Como a disciplina é mais prática, na hora em que você vai criar um negócio fica bem mais fácil de empreender”, relata o futuro administrador.

Renilson Santos, do curso de Gestão de PI da UniSecal, afirma que as aulas serão importantes na hora de colocar os projetos em prática.

“Para você abrir uma empresa não é tão simples. O que a professora tenta nos mostrar é que existem pequenos empreendedores e eles não procuram tomar os devidos cuidados e acabam não tendo muito sucesso, justamente por não olharem todas as variáveis”, diz Santos.

Ao final do semestre, a ideia da professora Sara é realizar uma feira com os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da UniSecal, para que eles apresentem às outras pessoas suas ideias e que estas possam chegar ao mercado.

Palestra sobre empreendedorismo

Visando um aprendizado cada vez mais completo dos alunos da UniSecal, os estudantes de Administração receberam na última quarta-feira, 20 de março, uma palestra sobre ‘Empreendedorismo e inovação’ com representantes do SEBRAE. Diogo Macenhan, ex-aluno da UniSecal, e Mariana Carvalho Garcia de Souza, abordaram assuntos do empreendedorismo com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos uma visão geral da área e a importância da inovação no mercado atual.

Além dos futuros administradores, os acadêmicos de RH e PI da UniSecal também receberão a palestra nesta sexta-feira, 22 de março, na Unidade Sede do Centro Universitário.

Mariana, professora Sara e Diogo.