fbpx

Professora da UniSecal conclui doutorado em Educação

Por: Dani Ribeiro
Supervisão: Rodolpho Bowens

Luciana pesquisou no doutorado sobre as contribuições da neurociência na aprendizagem da matemática; foram mais de 11 mil documentos analisados

O corpo docente da UniSecal conta agora com mais uma doutora, título alcançado pela professora Luciana Montes Pizyblski. Ela atua nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social da Instituição. A tese foi desenvolvida na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e tratou das contribuições da neurociência na aprendizagem da matemática.

Pesquisa do doutorado

Há mais de 20 anos, Luciana pesquisa sobre matemática e neurociência – campo científico que estuda, basicamente, o sistema nervoso. Busca desvendar seu funcionamento. Na tese intitulada “A produção do conhecimento sobre as contribuições da neurociência na aprendizagem matemática”, ela investigou se, no Brasil, os professores aplicam os conhecimentos dessa área na aprendizagem da matemática.

Para isso, Luciana realizou uma metapesquisa com revisão bibliográfica – mais de 11 mil documentos analisados – de literatura. O resultado trouxe a compreensão de que os profissionais brasileiros já estão aplicando a neurociência em sala de aula de diferentes formas. Por exemplo: criando recurso didático pedagógico, norteando suas práticas com as abordagens teóricas da neurociência, investigando as funções executivas no uso de jogos e tecnologias digitais para reforçarem conhecimentos matemáticos, etc.

Conquista

Para a docente, que atua há oito anos como professora na UniSecal, a aprovação foi uma realização profissional e pessoal.

“O doutorado foi uma aspiração como professora, pois tornou possível o aprofundamento dos estudos que podem favorecer as práticas na sala de aula para o ensino fundamental. Também foi uma realização pessoal, pois foram muitas descobertas e estudos relevantes nos quatro anos de curso”, explica Pizyblski.

Além de doutora, Luciana também é mestra em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialista em Matemática: Dimensões Teórico-Metodológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco.

 

 

Conteúdos relacionados:

Professor de Jornalismo da UniSecal integra diretoria da ABEJ.

Professora da UniSecal é a nova mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Professor finaliza mestrado em Ciências Sociais Aplicadas.