Afinal, há diferenças entre Aula Remota e EaD?

Reprodução: Internet.

No texto abordamos se realmente há diferenças entre Aula Remota e EaD e também pontuamos algumas características de cada modalidade de ensino

Olá, pessoal! Como é que vocês estão durante esta pandemia? Esperamos que todos estejam bem! Hoje viemos aqui para falar sobre um assunto que tem trazido muitas dúvidas, principalmente na comunidade acadêmica. Afinal, aulas remotas são a mesma coisa que a Educação a Distância (EaD) ou existem diferenças entre as modalidades? Polêmica, hein!? Brincadeira, galera rsrs! Então ajeita a coluna, beba um copo de água para se hidratar, use máscara se está em um local público e nos acompanhe no texto de hoje.

Resumo: o que são Aulas Remotas e EaD?

Antes de qualquer coisa, queremos reforçar que nosso objetivo não é mostrar que a maneira A ou B de estudar seja melhor ou pior. Ambas são SUPER IMPORTANTES no ensino, cada uma com as suas características e atendendo às necessidades de cada aluno. Portanto, vamos respeitar as duas modalidades.

Hoje, com a atual pandemia causada pela COVID-19, muitas Instituições de Ensino Superior (IES) – escolas também – têm adotado as aulas remotas. Com aulas ao vivo em plataformas digitais nos mesmos dias e horários das aulas presenciais, além de conteúdos de apoio, a forma de estudar têm como objetivo não parar, neste momento, o calendário acadêmico/escolar. Tem gente que se adapta ao “estilo” de estudo, como têm pessoas que apresentam um pouco mais de dificuldade. Por isso a importância de todo o corpo docente, bem como administrativo, estar alinhado para atender os estudantes.

Entretanto, também existem aulas na Educação a Distância ou a famosa EaD. A modalidade de ensino permite que os alunos estudem em qualquer hora do dia, além de possibilitar estudar em qualquer lugar. Basta ter acesso à Internet. Bem mais “livre”, por assim dizer, os alunos que aprendem na EaD têm mais autonomia para estudar do seu jeito. Tanto é que contam com um acesso limitado aos professores, recebendo mais ajuda dos tutores dos cursos ou do polo de ensino.

Ou seja, só nesta breve parte do texto já notamos algumas diferenças entre as duas modalidades. Mas para deixar um “pouquinho” mais didático, preparamos abaixo uma tabela que ajudará você a entender essas distinções.

Aula Remota e EaD

Na tabela linda maravilhosa abaixo separamos duas colunas: uma da Aula Remota e a outra da EaD (não me diga autor do texto). Cada linha compara as características de cada modalidade. Lembrando de novo que não estamos falando que A é melhor que B ou vice-versa. Veja só:

Aula Remota EaD
Avaliações criadas e personalizadas pelo Prof.(a) da disciplina. Avaliações e/ou testes padronizados e unificados.
Aulas em diferentes plataformas, de acordo com as necessidades dos alunos. Aulas em plataforma única e padronizada.
Aulas em tempo real, nos mesmos dias e horários do ensino presencial. Videoaulas gravadas.
Calendário e Cronograma próprio, conforme o início do semestre – podendo sofrer adaptações. Cronograma padronizado e unificado.
Interação diária com colegas de turma. Menor interação com colegas de turma.
Interação diária com os professores e coordenação do curso. Tutor para sanar dúvidas dos alunos.
Material dinâmico, personalizado e criado pelo professor da disciplina. Material padronizado, de acordo com o calendário unificado.

Viu como há diferenças entre as duas modalidades? Pode parecer pouca coisa, em um primeiro momento. Por isso vou explicar cada uma delas em seguida. Cada tópico representa uma linha da coluna, beleza!?

  • Nas aulas remotas, os professores de cada disciplina desenvolvem as avaliações e a forma como elas acontecem, podendo, por exemplo, adaptarem de acordo com as necessidades dos estudantes. Já na EaD, as avaliações e/ou testes acontecem de maneira padronizada, seguindo as características da plataforma de ensino. Caso algum aluno não se adapte ao formato de atividade ou prova, a possibilidade de alteração é mais limitada;
  • As aulas remotas podem acontecer em várias plataformas digitais. Hoje são tantas: Google Meet, Skype, Zoom e até mesmo nas redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp (aproveita e segue a UniSecal lá hehe). Elas não seguem um padrão, já que são aulas ao vivo. Na EaD, todas as aulas acontecem no ambiente virtual da instituição de ensino, seguindo uma padronização. Por exemplo: aula gravada, texto e atividade;
  • “Quem sabe faz ao vivo”, já dizia Fausto Silva. Na modalidade de aulas remotas, os estudantes têm a oportunidade de terem aulas ao vivo, nos mesmos dias e horários que as aulas presenciais. Enquanto que na EaD, todas as aulas são gravadas, preferencialmente em estúdio, e depois são disponibilizadas no ambiente virtual da instituição de ensino, o que garante que os estudantes possam ter aula em qualquer momento;
  • O Calendário e Cronograma das aulas remotas são disponibilizados no início de cada semestre, assim como no presencial, e podem sofrer alterações de acordo com as necessidades dos estudantes. Já na Educação a Distância, todo o Calendário e Cronograma de ensino é padronizado, geralmente sendo entregue aos alunos no início do curso;
  • Durante as aulas remotas – por serem ao vivo –, os acadêmicos interagem diariamente com os colegas de turma. Por meio das videoconferências, os(as) alunos(as) podem conversar entre si e até fazerem aquela piada de trabalho em dupla de três. Diferente da Educação a Distância, onde a interação entre os colegas de turma é menor, já que eles se veem, principalmente, durante uma avaliação. Claro que os estudantes também conversam entre si (um exemplo são os ‘Fóruns’, local onde os alunos podem discutir sobre diversos temas), porém o contato é menos intenso;
  • Como os professores estão diariamente à disposição, nas aulas remotas os alunos têm um contato mais próximo com os docentes. Além disso, as coordenações dos cursos também estão on-line, facilitando a conversa aluno-professor. Por outro lado, na Educação a Distância os estudantes têm mais contato com os tutores dos polos;
  • E por último, mas não menos importante, todo o material desenvolvido nas aulas remotas é criado pelo professor da disciplina. Ou seja, o conteúdo disponibilizado durante o ensino é mais dinâmico, de acordo com o andamento da turma. Já na EaD, é criado antes das aulas, tornando o aprendizado unificado, de acordo com o calendário pré-estabelecido.
Há diferenças!

Ufa, confesso que foi trabalhoso escrever este texto, até porque, como dissemos, não queremos definir se Aula Remota é melhor que EaD ou que Educação a Distância é melhor que home study. Home Study? Como assim? Fique tranquilo, é só uma forma que nós da UniSecal escolhemos para chamar este período de estudo em aulas remotas.

Portanto, há diferenças entre as duas modalidades de ensino. Cada uma apresenta suas características, o que as tornam SUPER IMPORTANTES no aprendizado de toda a comunidade. E para este momento de pandemia, a UniSecal tem dado continuidade nas aulas em home study (aulas remotas). Todo o corpo docente tem se esforçado ao máximo para entregar a melhor qualidade de ensino possível. Diariamente acontecem aulas ao vivo e conteúdos de apoio são disponibilizados aos alunos. O Centro Universitário tem buscado melhorar dia a dia.

Nos vemos no próximo texto do Blog UniSecal. E se estiver a fim, acessa os conteúdos que criamos, tenho certeza que algum deles te ajudará durante esta quarentena. Até mais!

 

 

Conteúdo relacionado:

Em tempos de coronavírus, como se qualificar de casa?

10 sites para baixar livros gratuitamente.

Por que fazer uma graduação EaD?



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by