SOBRE NÓS

O Centro Universitário Santa Amélia resultou de uma comprometida trajetória na área do Ensino Superior em Ponta Grossa. A história começou em 1988, quando o casal de professores Weider Barreto Aguiar e Eunice Andrade Aguiar, integrantes de uma família engajada com a educação, decidiu fundar uma instituição de Ensino Superior na cidade. Surgia a Faculdade Cristo Rei que, por anos, foi a única faculdade privada em Ponta Grossa. Na década de 1990, a Faculdade Cristo Rei passou a compor o Centro Universitário Campos Andrade, passando a ter sede em Curitiba, Paraná.

No ano de 1998, prosseguindo na filosofia de transformar pessoas pela educação e acreditando no Ensino Superior de qualidade, o casal de professores instituiu a Sociedade Educativa e Cultural Amélia (SECAL), mantenedora da Faculdade Santa Amélia. Após anos de atuação na educação, o casal Aguiar transferiu o legado às três filhas: Isaura de Andrade Aguiar (Reitora), Rúbia de Andrade Aguiar Ferreira Machado (Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica) e Katya de Andrade Aguiar (Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas).

Em 2015 a Secal iniciou um projeto pioneiro, o Secal Bilíngue, no qual inseriu o ensino do inglês na matriz curricular de todos os cursos de graduação. O projeto foi criado, pois percebeu-se que o conhecimento de uma segunda língua é um dos requisitos de muitas empresas no momento da contratação de profissionais.

Alguns anos depois, o projeto Secal Bilíngue cresceu e a IES criou a Secal Idiomas, visando oferecer cursos de idiomas para alunos, ex-alunos e comunidade em geral. As atividades da Secal Idiomas iniciaram no segundo semestre de 2018, com aulas voltadas para a conversação, com opções de turmas regulares, aulas VIP e inglês para negócios.

Em agosto de 2018, com o objetivo de ampliar e difundir o ensino de graduação, contribuindo com a democratização do conhecimento, a IES foi credenciada para oferta da Educação a Distância, recebendo nota 4 pelo MEC.

E em 18 de outubro de 2018, a Secal recebe a autorização do MEC para se tornar o Centro Universitário Santa Amélia, passando a se chamar UniSecal. Assim, a IES torna-se o primeiro Centro Universitário genuinamente pontagrossense.

NOSSA ESTRUTURA

O Centro Universitário Santa Amélia – UniSecal oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Com três unidades de ensino, localizadas na região central de Ponta Grossa, a estrutura conta com laboratórios para os diversos cursos, biblioteca física e virtual com milhares de títulos, cantina, área de convivência e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Atualmente é composta por três campi:

CAMPUS CENTRAL – Barão do Cerro Azul, 827 – Centro
UNIDADE II – Largo Professor Colares, 35 – Centro
UNIDADE III – Rua Júlio de Castilho, 642 (esquina com Cel. Dulcídio) – Centro

MISSÃO

A missão da UniSecal  é transformar pessoas, tornando-as capazes de dominar o conhecimento, respeitar a diversidade, com autonomia, pensamento crítico, sem descurar dos aspectos éticos e da responsabilidade social pela qual perpassam todas as áreas do conhecimento.

VISÃO

Ser referência no ensino superior, compromissados com a ética, cidadania e desenvolvimento sustentável, estando entre as melhores empresas para se trabalhar.

VALORES

Respeito mútuo
Ética e transparência
Cumprimento às normas
Compromisso com os resultados
Responsabilidade socioambiental
Solidariedade
Trabalho em equipe
Excelência
Busca permanente pelo conhecimento

POLÍTICA DE QUALIDADE

Prestação de serviços educacionais de nível superior em constante aperfeiçoamento, através de uma equipe de profissionais qualificados e de alta performance, buscando atender às expectativas sociais e de mercado, cumprindo todos os requisitos legais aplicáveis.

NOSSA MARCA

Estamos disponibilizando para download o nosso logo, juntamente com o manual de identidade visual, no qual consta a maneira correta de utilizar a nossa marca.

Pedimos a colaboração de todos para que, quando necessário, utilizem apenas o logo disponibilizado em nosso site. Ajude a cuidar da nossa marca, ela é patrimônio de todos nós.

SECAL SOCIAL

“Secal Social” é uma iniciativa da UniSecal que visa fomentar, criar, assumir ou apoiar ações que gerem um mundo mais humano e ecologicamente melhor para se viver. Uma das principais ações deste programa é o Trote Solidário, que é realizado desde 2005, sendo a Secal a instituição pioneira na organização de um trote de cunho social.

Também por meio deste projeto, datas festivas simbólicas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, tornam-se espaços para a integração entre alunos da IES e grupos sociais de baixa renda, por meio de doações de alimentos, chocolates e brinquedos.

Em todas essas atividades, os alunos são estimulados a praticar o altruísmo e a compreender que a solidariedade encontra-se em pequenas ações que melhoram o cotidiano das pessoas. Esses espaços também se tornam momentos para a diversão e para a disseminação de conhecimentos, por meio de palestras, com temas relevantes, ministradas para as famílias participantes dos projetos.

Em 2017, a Secal recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável” pela participação na Semana da Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), pelas ações realizadas junto a grupos sociais vulneráveis e pela prática do Trote Solidário.

logosecalsocial-200x159
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by