ProUni

O que é o Programa Universidade para Todos (ProUni)?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode se inscrever no ProUni?

Candidatos sem diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero, podem fazer a inscrição no processo seletivo do ProUni do primeiro semestre de 2019 e concorrer a bolsas de estudos.

Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Como fazer a inscrição?

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2018.

No momento da inscrição, o candidato faz, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Qual o período de inscrições para o processo seletivo do Prouni?

O processo seletivo do Prouni do primeiro semestre de 2019 terá uma única etapa de inscrição: de 31 de janeiro até às 23h59 de 3 de fevereiro de 2019. As inscrições, gratuitas, serão feitas exclusivamente pela internet, na página do Prouni.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2018 e a senha mais recente usada no Enem.

Para mais informações sobre o processo seletivo ProUni, acesse o site:

http://siteprouni.mec.gov.br/

Resultado e Pré-Seleção ProUni

 

CRONOGRAMA PROUNI
Período de Inscrições 31 de janeiro a 03 de fevereiro
Resultado da 1ª chamada 06 de fevereiro
Comprovação de informações da 1ª chamada 06 a 14 de fevereiro
Resultado da 2ª chamada 20 de fevereiro
Comprovação de informações da 2ª chamada 20 a 27 de fevereiro
Comprovação de informações da Lista de Espera 12 e 13 de março

Dia, horário e local para atendimento dos dos candidatos que estão participando da lista de espera, para comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição:

Terça e quarta-feira das 15h às 17 horas.
Unidade Central – Rua Barão do Cerro Azul, 827 – Centro.

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by