Pesquisas do ‘PubliJor 2019’ devem ser enviadas até 19 de julho

Trabalhos aprovados para apresentação serão divulgados em edital ou e-mail

Nos dias 24 e 25 de julho, o curso de Jornalismo da UniSecal promoverá o ‘Seminário de Iniciação Científica para Publicações em Jornalismo – PubliJor 2019’. Com o objetivo de realizar a integração pesquisa-ensino-extensão no âmbito da Graduação e Pós-graduação, os participantes poderão apresentar seus trabalhos em duas linhas de pesquisa: Jornalismo, guerras e conflitos; e Jornalismo, noticiabilidade e Internet. Sem custos para inscrição, alunos, professores, pesquisadores e comunidade têm até 19 de julho para enviar o artigo científico e/ou relato de experiência para o e-mail (helton.costa@unisecal.edu.br).

De acordo com o edital do evento científico, em seu item ‘6. Das modalidades de trabalhos para o PubliJor 2019’, cada autor poderá apresentar no máximo dois trabalhos, independente do formato adotado, exceto professores, que poderão apresentar até três pesquisas em coautoria.

Linhas de pesquisa

O PubliJor 2019 conta com duas linhas de pesquisa, Jorgcon e Jonoin:

  • Linha 1 – Jornalismo, guerras e conflitos (Jorgcon): estuda enquadramentos, apropriações, estratégias, censuras, aberturas e formas de produção do jornalismo durante guerras (antigas, modernas ou atuais) e conflitos (sejam eles simbólicos ou reais, com uso de forças do poder paralelo ou do Estado, tanto rurais quanto urbanos). Essa linha estuda o jornalismo no contexto de qualquer forma de guerra ou conflito entre grupos humanos;
  • Linha 2 – Jornalismo, noticiabilidade e Internet (Jonoin): estuda o que é notícia com ênfase nos processos mediados pela Internet. Abre para interpretações do que é noticiado também em outros meios de comunicação (impressos, TVs, rádios, entre outros). Trabalha ainda com a notícia veiculada via aplicativos e dispositivos móveis, bem como pelas apropriações de redes sociais, microblogs e blogs.

Para o coordenador geral do PubliJor, Prof. Dr. Helton Costa, o evento propõe aos participantes a construção do conhecimento científico e oportuniza o contato dos mesmos com pessoas da área jornalística.

“O PubliJor auxilia na missão da UniSecal que é transformar pessoas, uma vez que oferece aos envolvidos aprendizado diverso e, dentro da graduação, dialoga com as disciplinas de Questões Contemporâneas e Jornalismo Especializado, além de Ética”, explica o também coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal.

As pesquisas aprovadas serão divulgadas em edital ou e-mail até 23 de julho. Os artigos científicos e relatos de experiência de cada Linha de Pesquisa participante que forem apresentados oralmente, terão a oportunidade de serem publicados nos Anais do PubliJor. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado de atividades extracurriculares no total de 15h (apresentação) e 6h (ouvinte).

Outras informações sobre o evento de Iniciação Científica do curso de Jornalismo da UniSecal, que acontecerá no Campus Central da instituição (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR), podem ser encontradas clicando aqui.



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by