FIES

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode se inscrever?

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2019 o estudante que:

  • tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos (para a modalidade Fies e P-Fies);
  • tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos (para modalidade P-Fies);
  • tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação superior a zero.

Qual o período de inscrições do processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2019?

As inscrições do processo seletivo do Fies devem ser realizadas no período de 7 de fevereiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de fevereiro de 2019, observado o horário oficial de Brasília.

Como devem ser efetuadas as inscrições do processo seletivo do Fies?

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br

Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deve se cadastrar no Fies Seleção, selecionando a opção Primeiro acesso.

Para efetuar o cadastro, o estudante deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF. Havendo registro de participação no ENEM e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

Após a ativação, o estudante deve buscar, no sistema de inscrição, a opção “Já sou cadastrado” e informar o CPF e a senha cadastrada.

Como funciona a seleção?

Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte sequência:

I – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

II – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

III – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e

IV – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Serão pré–selecionados na chamada única, os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.

Como será a divulgação do resultado?

Haverá uma única chamada do processo seletivo do Fies e P-Fies, que será divulgada no dia 25 de fevereiro. Neste dia será divulgada também a lista de espera com os candidatos não convocados.

Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista de espera do processo seletivo do Fies acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br

Os candidatos pré–selecionados na chamada única para a modalidade Fies devem complementar suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, no período de 26 de fevereiro a 7 de março, para contratação do financiamento.

CRONOGRAMA DO FIES 2019/1
Início das inscrições 7 de fevereiro
Fim das inscrições 14 de fevereiro
Única chamada 25 de fevereiro
Conclusão do processo de contratação 25 de fevereiro a 7 de março