Login EAD Secal

Vestibular EAD

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

– 1 cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento
– 1 cópia autenticada da Carteira de Identidade
– 1 cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio
– 1 via original da Declaração de Conclusão do Ensino Médio (deverá ser substituída pelo Histórico Escolar no prazo de 30 dias úteis)
– 1 cópia simples do CPF
– 1 cópia simples do comprovante de residência ou original
– 1 livro (Lista: Administração, Contábeis, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Gestão de Prod. Ind., Gestão de RH)

PARA PORTADORES DE ENSINO SUPERIOR

– 1 cópia autenticada do Diploma de Graduação
– 1 cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação

*Não será cobrada taxa de matrícula. A Faculdade conta com o projeto Trote Cultural, onde o calouro no ato da matrícula escolhe um livro a ser doado, o qual fará parte do acervo. Os livros doados devem ser posteriores ao ano de 2006, sendo os do curso de Direito posteriores ao ano de 2010.

Manuais e Documentos

CRA - Centro de Relacionamento com o Aluno

Como é o sistema de Educação a Distância da Secal?
O sistema funciona através da plataforma Moodle, chamada Secal Virtual, que disponibiliza aos acadêmicos as disciplinas a serem cursadas, as avaliações institucionais e os cursos a distância. Esta plataforma é consoante ao sistema presencial, ou seja, corre paralelamente ao curso que os acadêmicos estão realizando.

Por que fazer Educação a Distância?
A EaD – Educação a Distância da Secal acompanha a tendência mundial das instituições de ensino. E como a nossa está em constante desenvolvimento, acompanha as mais novas tecnologias ligadas à área educacional, levando aos acadêmicos melhores oportunidades de ensino.

O acadêmico pode reprovar caso não participe das aulas não presenciais?
Sim. A disciplina via EaD que o acadêmico está cursando faz parte da grade do curso como qualquer outra presencial. A única diferença é que sua ministração se dá dentro do ambiente virtual. Assim, se o acadêmico, por exemplo, não postar na plataforma Moodle os exercícios, não realizar as provas dentro do semestre e, consequentemente, não atingir a nota mínima, ficará retido na disciplina (reprovado), tendo que reprogramar a disciplina para outro semestre.

Alguns acadêmicos resistem ao sistema da educação a distância?
Sim, pois trata-se de um modelo novo de educação, e como todos estão enraizados no processo presencial, olham para o ensino a distância com olhos que não os da inovação e evolução do processo educacional superior. Mas, são apenas alguns.

Quais as maiores dificuldades dos acadêmicos em relação ao modo de educação a distância?
Uma das maiores dificuldades que os acadêmicos encontram é criar uma prática de acesso. Ele deve rever o uso do seu tempo, pois o sistema a distância exigirá mais de si, dado que ele não acontece necessariamente em sala de aula, mas sim em qualquer local, seja na instituição, em casa ou no trabalho. Isso quer dizer que o aluno deve se programar em relação às datas de postagem, envio, revisão e avaliação. Quando estamos em sala de aula, sempre há a figura do processo-alerta para datas, cobrança de determinados pontos e acompanhamento presencial.

Quando tratamos de um processo a distância, o acadêmico é que deve estar suficiente alerta para esse acompanhamento, pois tudo partirá da plataforma e de seu acesso, e não da cobrança de um professor em sala de aula.

Outras pequenas dificuldades que os acadêmicos apresentam são: perda da senha individual de acesso, perda das senhas das disciplinas e problemas de interpretação em determinados exercícios, mas todas as dificuldades são sanadas de maneira bem simples quando em comunicação com o professor coordenador ou da disciplina.

Falando em comunicação, como o acadêmico pode entrar em contato com a coordenação da EaD (Educação a Distância)?
Pode encaminhar as dúvidas para o e-mail ead@secal.edu.br. Caso prefira, pode vir até a Coordenadoria no Pólo Sede, de segunda a sexta-feira, conforme horário de atendimento disponibilizado.