Comissão Própria de Avaliação

SOBRE A CPA

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação da UniSecal, prevista pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA é responsável pelo planejamento, organização, aplicação e análise do processo interno de Avaliação Institucional.

OBJETIVO DA CPA

O objetivo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UniSecal é conduzir os processos de avaliação interna da Instituição, sistematizar os resultados e prestar informações para tomada de decisões pedagógicas e administrativas e para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), observada a legislação pertinente.

Em 1998, seguindo a filosofia de transformar vidas por meio da educação e acreditando no ensino superior de qualidade, o casal de professores estabeleceu a Sociedade Educativa e Cultural Amélia (SECAL), mantenedora da Faculdade Santa Amélia. Após anos de dedicação à educação, o legado foi transmitido às três filhas: Isaura de Andrade Aguiar (Reitora), Rúbia de Andrade Aguiar (Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica) e Katya de Andrade Aguiar (Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas).

Em 2015, a SECAL iniciou um projeto pioneiro, o Secal Bilíngue, que inseriu o ensino do inglês na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Esse projeto foi desenvolvido devido à percepção de que o conhecimento de uma segunda língua é um requisito importante para muitas empresas ao contratar profissionais.

Alguns anos depois, o projeto Secal Bilíngue cresceu e a IES estabeleceu a Secal Idiomas, com o objetivo de oferecer cursos de idiomas para alunos, ex-alunos e a comunidade em geral. As atividades da Secal Idiomas tiveram início no segundo semestre de 2018, com aulas voltadas para a conversação, oferecendo turmas regulares, aulas VIP e inglês para negócios.

Em agosto de 2018, com o objetivo de ampliar e difundir o ensino de graduação, contribuindo para a democratização do conhecimento, o UniSecal foi credenciado para oferecer a Educação a Distância (EaD), recebendo nota 4 do MEC.

No dia 18 de outubro de 2018, o UniSecal recebeu a autorização do MEC para se tornar o Centro Universitário Santa Amélia, passando a ser conhecido como UniSecal. Dessa forma, a instituição se tornou o primeiro Centro Universitário genuinamente ponta-grossense, reafirmando o compromisso com a educação de qualidade na região.

FINALIDADES DA CPA

I. Produzir conhecimentos sobre a comunidade acadêmica;
II. Estudar os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumprida pela Instituição;
III. Identificar fragilidades e potencialidades da Instituição no âmbito das dez dimensões do SINAES;
IV. Contribuir com a ampliação da consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
V. Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
VI. Contribuir com a efetivação dos vínculos entre a Instituição e a comunidade;
VII. Analisar as atividades de ensino, extensionistas e de iniciação científica contribuindo com a melhoria da qualidade;
VIII. Produzir relatórios com os resultados das avaliações.

ATRIBUIÇÕES CPA

I. Preparar o projeto de autoavaliação institucional;
II. Coordenar e acompanhar a aplicação do instrumento de autoavaliação;
III. Sistematizar, analisar e interpretar as informações;
IV. Observar os prazos estabelecidos nas orientações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
V. Divulgar sua composição e suas atividades;
VI. Propor à Reitoria ações que melhorem a qualidade das atividades acadêmicas;
VII. Prestar as informações solicitadas pelo Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
VIII. Disponibilizar os relatórios parciais e finais do processo de autoavaliação da Instituição;
IX. Conhecer e acompanhar a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
X. Conhecer e analisar os dados disponíveis sobre o desempenho dos estudantes ENADE;
XI. Conhecer e analisar dados do Censo da Educação Superior;
XII. Acompanhar os relatórios produzidos pelas vistas in loco das comissões do MEC;
XIII. Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo de avaliação institucional;
XIV. Desenvolver estudos e análises, visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação institucional;
XV. Redigir relato institucional;
XVI. Disponibilizar o relatório final de autoavaliação institucional parapostagem no sistema e-MEC até o dia 31 de março de cada ano.

DOCUMENTOS

Relatório Estatístico da Autoavaliação 2016/1
Relatório da Avaliação Institucional 2016/1
Relatório Parcial da Avaliação Institucional 2015
Relatório Final da Avaliação Institucional 2014
Apresentação realizada na Reunião com Representantes de Turma 2014
Relatório Final da Avaliação Institucional 2013
Relatório Final da Avaliação Institucional 2012
Relatório Final da Avaliação Institucional 2011
Resultado parcial da Avaliação Institucional – 1º Semestre/2011
Relatório Final da Avaliação Institucional 2010
Banner do resultado parcial da Avaliação Institucional 2010
Instrumento de Aval. Interna e Roteiro de Auto Aval. Institucional