Quais as possibilidades de atuação em Direito?

Reprodução: Internet.

O Direito é um dos cursos mais procurados na graduação por ser muito dinâmico e abranger várias profissões do setor público e privado, que só podem ser exercidas por quem possui diploma em Direito.

O mercado de trabalho tem exigido dos bacharéis em Direito qualificações que extrapolam a sua atuação tradicional de intérprete das normas jurídicas.  As demandas sociais, políticas e econômicas do Brasil e do mundo necessitam de intervenções interdisciplinares e de cunho humanista.

Nessa conjuntura local e planetária, o mercado de trabalho se amplia e está receptivo aos graduados, já que há inúmeras possibilidades de atuação que listamos a seguir:

1 – Advocacia Privada

Para ser advogado, tanto no âmbito público ou privado, é preciso fazer a prova da OAB após a conclusão do curso. A advocacia privada, nos últimos tempos, ampliou para áreas cada vez mais especializadas, tanto na seara nacional como internacional. Destacam-se as seguintes áreas: assessoria a organismos internacionais; direitos da pessoa humana; representações diplomáticas; arbitragem nacional e internacional; métodos autocompositivos de solução de conflitos (conciliação, mediação e justiça restaurativa); sistema financeiro (bolsa de valores, corretoras e bancos); sociedade civil (agências reguladoras, OSCIPS, ONGs e órgãos do governo) e espaço empresarial (assessoria empresarial, indústrias e sindicatos). Além das áreas tradicionais como: direito do trabalho, direito penal, direito civil, direito de família, direito empresarial, direito previdenciário, direito de propriedade intelectual, direito tributário, direito do consumidor, direito digital, direito ambiental, direito administrativo, etc.

2 – Carreiras Públicas

Destacam-se as atividades de juiz, promotor, delegado da polícia civil, defensores públicos, dos advogados públicos (procuradores municipais e estaduais, e os advogados da União). Estas carreiras exigem concurso público e para as de juiz e promotor é preciso comprovar 3 anos de prática profissional na área jurídica.

3 – Universidade

O bacharel em Direito pode atuar como professor ou pesquisador nas instituições de ensino público ou privada. Nestes casos as exigências são os títulos da pós-graduação lato sensu (especialização) e da pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

4 – Compliance

Esta é uma área em alta devido à divulgação nos últimos anos do envolvimento de muitas empresas em corrupção com órgãos públicos. O termo significa a adequação de um negócio às normas e as leis que o regem. O advogado atua na resolução de conflitos relacionados a políticas internas de empresas e condutas éticas, garantindo transparência nos processos da organização.

Se essa é a carreira que deseja atuar, você pode saber mais sobre o curso de Direito da UniSecal em nosso site. Lá você vai ver quais disciplinas irá cursar e mais informações sobre o curso, que tem nota 4 no Conceito de Curso do MEC (CC).



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by