Como estudar com mapas mentais?

Você sabe para que servem e como estudar com mapas mentais?

O mapa mental é um modelo criado pelo psicólogo britânico Tony Buzan, na década de 1970. Ele criou com o objetivo de aprimorar o processo de aprendizagem e memorização.

E desde então, essa ferramenta é muito utilizada para estudar para concursos públicos ou até para provas da faculdade.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continua a leitura para saber o que é um mapa mental e suas características. E também para conhecer aplicativos gratuitos que ajudarão a montar o seu mapa mental.

 

O que é um mapa mental?

O mapa mental é uma ferramenta que traz palavras-chaves de um conteúdo e trabalha com a relação entre elas. Assim, é possível relembrar um assunto com mais facilidade.

O método remete à forma como o cérebro armazena informações por meio das sinapses. O cérebro humano faz conexões o tempo todo, associando uma coisa à outra. E essas associações contribuem para o aprendizado a longo prazo.

Pensando nisso, o britânico Tony Buzan criou o mapa mental. O objetivo era aprimorar o processo de aprendizagem e memorização.

O mapa mental utiliza uma abordagem não linear de encadeamento de informações. Esse método substitui a maneira linear de fazer anotações.

Estamos acostumados a anotar da esquerda para a direita e de cima para baixo. E ao usar o mapa mental, as anotações perdem essa linearidade.

Na definição de Tony Buzan, o “mapa mental é uma técnica gráfica que fornece a chave para desbloquear o potencial do seu cérebro”. Ou seja, o mapa é visual, onde tem o tópico central, ramos com associações, símbolos, cores, etc.

 

Quais as vantagens de estudar com mapas mentais?

Os mapas mentais podem ser usados em qualquer etapa do estudo, mas são mais úteis para revisar conteúdos. Seja para uma prova da faculdade ou para um concurso público.

Você pode usar essa ferramenta para armazenar um conteúdo durante uma aula e otimizar a revisão em outro momento.

Vantagens:

  • O mapa mental é um resumo mais simples e mais rápido que um resumo convencional. A facilidade está presente tanto para fazer, quanto para estudar.
  • É uma atividade prática, que possibilita que você estude de forma mais ativa.
  • Por ser um resumo curto, você consegue revisar o conteúdo em qualquer momento.

 

Como fazer um mapa mental?

Preparamos um passo a passo para você aprender a usar essa ferramenta de estudo:

  • Antes de começar, você precisa pegar uma folha de papel no sentido horizontal.
  • O primeiro passo é escrever o tema principal no centro.
  • A partir do tema, puxe setas para relacioná-lo a outros conceitos.
  • Use palavras ou expressões curtas, para que possa visualizar rapidamente.
  • O objetivo é fazer a relação entre os conceitos e informações.
  • Um conceito pode ter uma ou mais ligações.
  • Importante: não deixe nenhuma informação solta.
  • Use a criatividade: cores, formas, imagens…

 

Aplicativos e sites para criar mapas mentais

Além da possibilidade de fazer manualmente, existem sites e aplicativos gratuitos que permitem que você crie seus mapas. Confira alguns deles:

É uma ferramenta on-line que possui opções de planos gratuito e pago. A versão gratuita possibilita a criação ilimitada de mapas (públicos) e o compartilhamento.

Após um cadastro gratuito, você terá acesso à plataforma para criar mapas mentais, além de outras ferramentas de estudo. Crie, compartilhe, salve em seu computador ou imprima seus mapas.

Este é um programa que você pode baixar gratuitamente no computador ou o aplicativo no seu celular

  • Mind Mapr

Este é um complemento do Google Chrome. É possível criar mapas diretamente pelo navegador sem precisar de conexão com internet.

 

Agora que você já sabe tudo sobre mapas mentais, que tal começar a usar nas suas revisões?

Você pode criar um mapa mental enquanto assiste à aula anotando as palavras-chave. Ou então, logo após a aula, aproveitando que o conteúdo ainda está “fresco” na cabeça.

Ao usar essa ferramenta, você vai perceber que na medida em que revisa o conteúdo, vai precisando cada vez menos tempo para fazer isso.



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by