Como conciliar trabalho e faculdade?

Conciliar trabalho e faculdade pode parecer difícil, mas não é impossível.

No Brasil, 15% dos jovens entre 15 e 25 anos trabalham e estudam, conforme pesquisa do IPEA (2018). Ou seja, você não está sozinho(a) nessa.

A rotina de quem precisa conciliar estudo e trabalho exige dedicação. Por isso, encare esse momento como um investimento em você.

Um investimento que pode significar um aumento no seu salário. Segundo o IBGE, uma pessoa com diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio.

Acho que essa informação é um ótimo motivador para seguir em frente, não é?

E se você já tem essa rotina dupla ou deseja encarar esse desafio, separamos algumas dicas para lhe ajudar. Confira a seguir o que você pode fazer para conciliar as duas atividades.

1. Defina seus horários

Como você precisa conciliar suas atividades profissionais com os estudos e também com lazer, é importante se organizar.

Faça um cronograma diário, semanal e mensal com as atividades e prazos. A partir desse cronograma, você conseguirá aproveitar melhor seu tempo e não deixará nada importante para trás.

O cronograma pode ser feito como achar melhor: no computador, no celular, em um quadro ou em um papel. Ah, e deixe em um lugar visível ou de fácil acesso, para que você veja todos os dias.

2. Faça um plano de estudos

Defina qual será o tempo dedicado aos estudos. Considere seu trabalho e período de provas, momento que exige mais atenção.

Revise o conteúdo regularmente, assim não acumula matéria para quando chegar a semana de provas.

Você também pode aproveitar os trajetos entre a casa e o trabalho ou até a faculdade para estudar algum conteúdo.

Verifique se no seu horário de aulas há alguma janela (um dia ou horário vago). Aproveite esse momento para fazer um trabalho, uma leitura ou estudar.

Defina também quanto tempo do seu fim de semana dedicará aos estudos. Porém, lembre-se que é importante ter um equilíbrio. Após uma semana de trabalho e aulas, é preciso ter momentos de diversão e descanso.

3. Mantenha o foco

Após definir seu cronograma de atividade e fazer seu plano de estudos, é hora de manter o foco. Se você está no momento de estudar, não se distraia com preocupações do trabalho e vice-versa.

Quando você foca na atividade que está fazendo, o tempo dedicado a ela é melhor aproveitado. Já se você se distrair com outros assuntos no momento do estudo, a atividade será mais desgastante e demorada.

4. Elimine distrações

Para o estudo ou o trabalho render, é necessário eliminar as distrações. Sabemos que o celular e as redes sociais são os principais fatores que atrapalham o rendimento.

Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana DScout aponta que gastamos 2,42 horas por dia mexendo no celular. O que dá uma média de, pelo menos, 2.617 toques na tela nesse período.

Cada paradinha para mexer no celular tira nosso foco do que estamos fazendo no momento. E, com isso, as atividades demoram muito mais tempo para serem concluídas.

Portanto, deixe seu celular no silencioso para não atrapalhar sua atenção. E, se precisar, deixe longe para não cair na tentação de olhar as notificações.

5. Cuide da saúde

Com a rotina agitada, você precisa cuidar da saúde também. Assim você terá mais disposição para conciliar o trabalho e o estudo.

Não sacrifique seu sono para virar a noite estudando ou fazendo trabalhos. Ter uma rotina de sono regular é essencial para a saúde física e mental.

De nada adianta dormir pouco para ficar estudando e no outro dia estar cansado. Pois aí você não vai conseguir se concentrar nas atividades do trabalho e da faculdade.

Outro ponto que requer cuidado é a alimentação. Procure alimentar-se adequadamente durante a semana, com opções mais saudáveis e nutritivas. Uma alimentação mais pesada afeta seu metabolismo e pode deixar você mais sonolento.

6. Tenha um tempo para relaxar

Para conciliar o trabalho e a faculdade é indispensável tirar um tempo para você. Tenha um momento para se divertir ou apenas relaxar sem fazer nada.

Separe um tempo para sair com os amigos, curtir a família, assistir um filme ou sua série favorita. Aproveite também para ler um livro, praticar um esporte ou se dedicar a um hobby.

Esses momentos de descontração são importantes para equilibrar sua rotina e recarregar as energias.

 

Como já falamos no início, conciliar trabalho e estudo pode ser difícil. Mas tenha em mente que isso é apenas uma fase e que você vai colher frutos no futuro.

Alguns sacrifícios são necessários, mas muita coisa boa acontece nessa fase. Você amplia seus conhecimentos, aplica o aprendizado no seu trabalho e desenvolve-se profissionalmente.

Estudar é um ótimo investimento, que vai ajudar a ampliar seu leque de atuação e possibilita a ascensão na carreira. Se você deseja encarar essa rotina dupla, confira os cursos de graduação presenciais e a distância que a UniSecal oferece.



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by