Como aproveitar da melhor forma o LinkedIn?

Imagem: linkedin.com

 

Se você já leu nosso artigo com as dicas para criar um bom perfil no LinkedIn, trazemos agora mais dicas sobre como alimentar essa rede com conteúdos. Além disso, algumas sugestões de como fazer um bom networking, procurar vagas de emprego e fortalecer sua credibilidade profissional.

Confira as dicas:

Publicar seus próprios conteúdos

A dica é transformar seu perfil em um blog. Você pode escrever sobre assuntos que domina, sobre a sua área de atuação ou algum tema que esteja estudando. Se bem feitos, seus conteúdos podem se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por diante, transformando-o(a) em um influenciador(a). Importante lembrar: o LinkedIn é uma rede profissional, por isso publique somente o que for adequado.

Fazer seu marketing pessoal

Utilize o LinkedIn para fazer seu marketing pessoal. Elogios e conquistas profissionais precisam ser reconhecidos e compartilhados. E essa é a melhor rede para dividir isso com suas conexões, seja uma promoção, um evento importante que participou, um prêmio, uma conquista, etc.

Procurar emprego

Muitos recrutadores conferem os perfis dos candidatos na rede ou ainda iniciam seu processo seletivo no LinkedIn. Por isso, é importante entender como funciona o LinkedIn e deixar seu perfil em dia.

Para que os recrutadores encontrem você com facilidade, garanta que seu perfil está visível para todos (ver configurações). Outra dica é colocar palavras-chave (ou expressões) que são relevantes em sua área de atuação, pois isso facilita para lhe acharem na rede.

Se você está procurando emprego, use a aba “Vagas” e pesquise por localidade, função, setor e crie alertas de vagas.

Tenha um perfil ativo

Dedique alguns minutos do seu dia a curtir e comentar em publicações das suas conexões que aparecem na sua timeline, especialmente se forem contatos de primeiro grau. Outra opção é participar dos grupos com comentários ou postando coisas interessantes.

Ao comentar, participar de discussões e responder a outros comentários você começa a se destacar no LinkedIn, o que ajuda a estreitar os relacionamentos e fortalecer seu perfil.

Networking

Não importa em que momento profissional você esteja, é importante manter sua rede de contatos sempre aquecida e o LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso. Utilize a rede para conversar com seus conhecidos, parabenizá-los por novos empregos ou promoções e trocar informações com profissionais da sua área.

Além disso, é importante investir em novas conexões. Procure pessoas que possam ser referências na sua área ou que trabalham em alguma empresa que você deseja atuar futuramente. Para isso, você pode buscar essas pessoas em grupos ligados ao seu setor ou profissão.

Fortalecer sua credibilidade profissional

Para fortalecer a sua credibilidade profissional, aproveite as comunidades que o LinkedIn oferece para adquirir informações, postar conteúdo e interagir com outros profissionais.

Outra dica é utilizar o recurso “Recomendações”. Você pode solicitar a colegas de trabalho, antigos chefes e outros contatos profissionais para fazer uma recomendação sobre você. Ou, ainda, você pode fazer recomendações de conexões suas e como consequência você poderá receber uma recomendação também como forma de agradecimento. Elas ficam visíveis e podem contribuir para uma boa impressão a quem visita sua página.

 

Gostou das dicas? Agora é só segui-las e construir um perfil campeão no LinkedIn!

 



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by