5 dicas para criar um bom perfil no LinkedIn

Imagem: linkedin.com

Você já conhece o LinkedIn? O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e empresas do mundo todo. São mais de 500 milhões de usuários no mundo todo, sendo que o Brasil corresponde a 45 milhões, por isso já é considerado o curriculum vitae moderno.

Se você ainda não conhecia, continue lendo esse artigo para saber um pouco mais e poder criar o seu perfil profissional nesta rede.

Um dos principais objetivos do LinkedIn é auxiliar a gerenciar as conexões profissionais entre as pessoas, possibilitando todos a se conectarem com quem já trabalharam, trabalham ou pretendem trabalhar. Com essa rede, você consegue aumentar e fortalecer o seu networking (a sua rede de contatos profissionais).

Como é uma rede, principalmente, voltada para carreiras, o LinkedIn permite que os usuários se conectem e compartilhem conteúdo com outros profissionais, incluindo colegas, potenciais empregadores, parceiros de negócios e novos funcionários. Além de compartilhar conteúdo, é possível interagir com as conexões, candidatar-se a vagas de emprego, fazer e receber recomendações e participar de grupos das áreas de interesse.

Que tal fazer parte dessa rede também? Siga nossas dicas e crie seu perfil:

1. Criar um perfil

O primeiro passo é fazer seu perfil, colocando seus dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. É possível, ainda, adicionar um resumo sobre sua carreira, links para um site ou blog (caso você tenha) e anexar publicações externas.

Depois de criado o perfil, é só procurar por “conexões”. Você pode adicionar quem você conhece diretamente e quem gostaria de conhecer. O ideal é focar em pessoas ligadas ao seu ramo de atuação e seguir indústrias e empresas em que você está ou gostaria de estar.

2. Invista em um bom resumo

O resumo aparece logo no topo do seu perfil e para criar um bom texto, busque responder em poucas linhas as seguintes perguntas: O que você já fez? O que gosta de fazer? Quais suas experiências mais importantes?

3. Preencha todas as seções possíveis

Além dos dados básicos do seu perfil, é importante preencher também os campos como causas e projetos de voluntariado (caso tenha experiência nessas atividades). Para as empresas, às vezes, isso pode ser um diferencial.

4. Personalize sua URL

Personalizar o endereço (URL) faz com que seu perfil apareça antes nos resultados de busca do Google. Para editar esse item, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, no canto superior direito da página (Editar perfil público e URL).

5. Adicione pessoas e construa sua própria rede

Faça uma busca de conexões realmente relevantes para você e sua carreira e adicione essas pessoas à sua rede. Procure também empresas que deseja seguir dentro da sua área. Outra dica é pesquisar as conexões de 2º e 3º graus que valem a pena tentar uma aproximação.

Ao adicionar novos contatos, inclua uma mensagem personalizada, explicando porque essa conexão é importante para você.

 

Agora que você já leu nossas dicas, que tal colocar em prática e ampliar seu networking criando seu perfil no LinkedIn?



1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by