Biblioteca Online

Em nossa biblioteca virtual você terá acesso tanto ao acervo físico como ao on-line. Aqui você usufrui de todo o potencial que a biblioteca UniSecal oferece. Confira algumas razões para você pesquisar on-line:

1. Você aprende como otimizar suas pesquisas na biblioteca, explorando o acervo e visualizando-o com maior clareza.
2. Acesso tanto à biblioteca física (no Campus Sede) como à virtual (on-line).
3. Revistas eletrônicas recém-publicadas e à sua disposição, sem nenhum custo.
4. Material de alto nível para TODOS os cursos da UniSecal, sem necessidade de retirar e depois devolver.
5. Links permanentemente atualizados, fazendo com que você tenha sempre as últimas edições diante dos olhos.
6. Sem necessidade de locomoção para reservar materiais ou renovar empréstimos: tudo isso pode ser feito pela internet.
7. Estando on-line, você pode indicar materiais para a UniSecal comprar para você estudar.
8. Empréstimo entre bibliotecas diferentes: se uma não possui o material que você necessita, tentamos emprestá-lo de outra.

Viu quanto você ganha visitando a biblioteca virtual?
Acostume-se com ela: futuramente, por causa do teu curso e da tua profissão, acervos digitais serão coisa comum em tua vida. Comece logo, comece aqui.
Dúvidas? Procure o bibliotecário ou um atendente, eles irão te esclarecer tudo.

A UniSecal contam com uma biblioteca física para atender seus alunos, professores e funcionários:

– Biblioteca Eunice Campos de Andrade Aguiar, localizada na sede da rua Barão do Cerro Azul, 827.
A biblioteca atende à comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas e informacionais, procurando dar suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados. No que tange a novas tecnologias, o acervo está totalmente automatizado, procurando assim otimizar o trabalho de empréstimo e consultas bibliográficas.

Para melhor atender os seus usuários, nossa biblioteca dispõe de um controle bibliográfico informatizado, utilizando o software gerenciador PHL, que está disponível on-line 24 horas para o conforto dos usuários. O PHL realiza pesquisas, reservas e renovações, bastando que o usuário esteja conectado à internet.

O acervo é constituído por aproximadamente 20.000 volumes, livtros, monografias, mapas, VHS, CDs, DVDs e periódicos.

A comunidade acadêmica da UniSecal conta com 16 micro-computadores na biblioteca para consultas bibliográficas e acesso à Internet.

Tanto para alunos como para professores, o cadastro no sistema PHL para o empréstimo nas bibliotecas é gratuito. As regras/normas são basicamente as mesmas para professores, alunos e funcionários, sendo que professores têm direito a 6 obras num prazo de 15 dias, e funcionários e alunos, a 3 obras num prazo de uma semana. As publicações de referência, como dicionários, enciclopédias, almanaques, glossários e guias são destinadas somente à consulta local, assim como também os trabalhos acadêmicos.

A apresentação da carteirinha ou documento com foto é indispensável no ato do empréstimo, devolução e renovação dos materiais. No caso de atrasos nas devoluções, será cobrada uma multa no valor de R$ 1,00 por obra e por dia de atraso.

As bibliotecas disponibilizam de guarda-volumes para melhor comodidade dos usuários. Por isso, ao entrar na Biblioteca, o usuário deverá deixar neles bolsas, sacolas, malas ou pacotes.

A equipe da biblioteca é formada por um Bibliotecário, Sr. Carlos Roberto Hernandez (inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia), responsável pela parte técnico-administrativa, e por auxiliares responsáveis pelos serviços de referências, ou seja, tanto no atendimento ao usuário como auxílio no preparo técnico dos materiais.

Serviços e produtos: Empréstimos; Levantamento bibliográfico; Orientação em pesquisas bibliográficas; Reserva de livros; Orientação em fontes de informação especializadas; Acervo totalmente informatizado; Acervo Bibliográfico com acesso direto do leitor; Material de Referência; Periódicos; Hemeroteca; Cds, DVDs, VHS; Pesquisa Bibliográfica; Orientação à Normalização Bibliográfica; Visitas Orientadas à biblioteca; Palestras; Computadores com Acesso à Internet; Áreas de Leitura; Salas de Estudo; Processo Técnico; Guarda-volumes; Sistema anti-furto; Acesso à internet sem fio.

O acesso à biblioteca on-line pode ser feito da seguinte forma:

Login: Número do RA
Senha: Os 4 últimos dígitos do RA.

Horários de Funcionamento
Biblioteca Eunice Campos de Andrade Aguiar
Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro – Ponta Grossa – PR
Segunda à sexta: das 09h às 12h e das 13h às 22h
Sábados: das 9h às 13h*
*Apenas para reposições de aulas

Normas para entrega de TCC - Monografia e Artigo

BIBLIOTECA EUNICE CAMPOS DE ANDRADE AGUIAR (CAMPUS CENTRAL) 

1. A Monografia ou Artigo com a nota igual ou superior a 9,0 (nove) deverá ser encaminhado à Biblioteca e sempre de acordo com a norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A norma a ser seguida encontra-se no site da UniSecal.

2. Se a norma não conferir com a da ABNT, o TCC será devolvido para a respectiva correção. Por isso é importante que, antes de imprimir e encadernar ou gravar em disco, o aluno ou o orientador procure informações na Biblioteca.

3. A Monografia será aceita pela biblioteca apenas se estiver encadernado com capa dura. O Artigo será aceito encadernado com capa e espiral. Também deverá entregar à biblioteca um exemplar do trabalho em CD em formato PDF e Word.

4. Há um projeto de capa dura padrão elaborado pela própria UniSecal, disponível em uma empresa de impressão da cidade. Solicite pelo e-mail biblioteca@secal.edu.br mais informações de como obtê-lo.

5. A Monografia ou Artigo será centralizado apenas na Biblioteca Eunice Campos de Andrade Aguiar (Campus Central).

6. É obrigatório que o coordenador de curso envie a Monografia ou Artigo à Biblioteca, independente do curso.

7. É necessário enviar 1 (uma) cópia de cada trabalho para a Biblioteca, não sendo autorizada a retirada para alterações posteriores.

8. Os trabalhos são apenas para consulta local, não sendo permitida a retirada nem pelo próprio orientador, mas apenas pelo autor, e por uma brevidade de tempo.

9. A vida útil do documento na Biblioteca será de no máximo 5 (cinco) anos. Depois será feita uma avaliação para verificar se ele ainda é importante para o acervo bibliográfico, podendo ir para o arquivo morto ou ser descartado.

Carlos Roberto Hernandez
Bibliotecário
CRB 9/1682

1
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by